No futebol brasileiro, as regras em relação ao número de substituições permitidas durante uma partida tem passado por algumas mudanças ao longo dos anos, especialmente devido à pandemia de COVID-19. A princípio, a regra geral seguida no Brasil era a estipulada pela FIFA, que permite até três substituições por equipe em cada jogo. No entanto, modificações temporárias foram implementadas em resposta às circunstâncias extraordinárias trazidas pela pandemia.

Antes de 2020, o regulamento padrão da maioria dos campeonatos permitia que cada equipe substituísse até três jogadores durante a partida, sem contar situações de prolongamento em competições de mata-mata, onde uma substituição adicional poderia ser permitida.

Alterações durante a Pandemia de COVID-19

Com a interrupção dos campeonatos em 2020 devido à COVID-19 e a subsequente retomada em condições atípicas, a FIFA e outras entidades reguladoras propuseram mudanças temporárias para proteger a saúde dos atletas. Assim, foi permitido que cada equipe realizasse até cinco substituições por jogo, com o objetivo de reduzir o desgaste físico dos jogadores em um calendário apertado e com menos tempo de preparação.

Contudo

Você também pode gostar: